Bem-vindos Professores e Alunos!


Este Blog se destina ao compartilhamento de materiais, ideias e atividades dos Professores de Geografia e de Ciências Humanas de escolas de Ensino Fundamental e Médio, buscando práticas para um maior desenvolvimento da aprendizagem de nossos alunos.


O nome do blog "mutuageo" faz referência as idéias do geógrafo Piotr Kropotkin que tem como cerne a ajuda mútua como motor da sociedade.

"...na prática da ajuda mútua, que remonta aos primeiros passos da evolução, encontramos a origem evidente e indubitável de nossas concepções éticas; e podemos afirmar que, no progresso ético do homem, a ajuda mútua – e não a luta de uns contra os outros – tem o papel principal. Em seu avanço, mesmo no momento presente, vemos também a melhor garantia de uma evolução ainda mais grandiosa de nossa espécie" (Piotr Kropotkin, Livro: Ajuda mútua: um fator de evolução, 2006, p. 234).

Bom proveito e bom estudo!

Professor EBTT Eduardo Mendes.

Curta também nossa página no facebook:

____ IFSP ____

Materiais das Aulas de Geografia do IFSP - Ilha Solteira



1ºs Anos Técnico Integrado ao Ensino Médio




Informações relevantes sobre o Plano de Ensino de Geografia


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
CAMPUS
Avançado Ilha Solteira


Componente Curricular: Geografia
Código disciplina: GGE
Ano /Semestre: 2018/1
Num. aulas semanais: 02
Área: Geografia
Total de horas: 67,5
Total de aulas: 80
Número de professores: 01
Conteúdos Curriculares:

Prática de Ensino:

Estudos:

Laboratório:

Orientação de Estágio:

Professor responsável: Eduardo Roberto Mendes

Objetivos:


·      Reconhecer, classificar e compreender conceitos e representações cartográficas e geográficas, no estudo e entendimento dos fenômenos naturais, das configurações de espaço e das atividades e intervenções humanas;
·      Compreender aspectos socioeconômicos, demográficos, étnicos, históricos, políticos, culturais, religiosos, ambientais, urbanos, agrários, industriais e tecnológicos;
·      Compreender o fenômeno ambiental, geográfico e populacional em diversas escalas, analisando o impacto das ações humanas no equilíbrio de geossistemas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


·      Conceitos fundamentais da Geografia;
·      Sistema de localização e representação cartográfica;
·      Conceitos básicos da Geologia;
·      Dinâmicas climática, hídrica e do relevo;
·      Paisagens naturais;
·      Biomas;
·      Problemas ambientais;
·      Aspectos geográficos das dinâmicas populacional, agrária, urbana, industrial, socioeconômica, energética, tecnológica e científica.




TEXTO DA PRIMEIRA AULA 09/02


Afinal de contas, o que é Geografia?
A Geografia é uma ciência criada há muitos séculos, na Grécia antiga. A própria palavra
geografia tem origem na junção de dois termos de origem grega: geo: que significa terra e graphía
que significa escrita. Assim, o termo Geografia significa escrita/descrição da Terra.
Mas quais motivos levaram os gregos a inventar e a estudar a Geografia?
Os gregos foram muito poderosos na Antiguidade e ao longo de sua história conquistaram
muitos territórios. Para manter, portanto, á posse das novas áreas era necessário ter o conhecimento
da natureza dessas terras e das sociedades humanas.
Com o tempo a Geografia foi adquirindo uma importância cada vez maior e, hoje ela é muito
importante para a vida em sociedade. É a ciência que estuda como os seres humanos se relacionam
entre si e com a natureza, ou seja, é a ciência que estudo o espaço geográfico.
A palavra espaço apresenta vários significados: espaço sideral, espaço aéreo, espaço
matemático, espaço alternativo, entre outros. Porém, para a Geografia, o termo espaço está
relacionado à ação humana, é fruto das modificações realizadas pelo homem ao longo da história, ou
seja, espaço geográfico é o espaço no qual o homem vive e transforma. Ele compreende não
somente as diferentes paisagens e lugares da terra, mas também as ações que as pessoas realizam
nele.
Dessa forma, o estudo da Geografia é uma ferramenta fundamental para a compreensão do
que acontece no espaço e na nossa vida. Com conhecimentos geográficos é possível entender as
transformações, os acontecimentos e fenômenos que ocorrem nos mais diferentes espaços
geográficos e, atuar como construtores do espaço geográfico de maneira mais significativa e racional.

Fonte: Adaptado de Tamdjian (2012); Lucci (2012); Maxi (2009)

Org.: Paloco (2013)


1 – Defina a ciência Geográfica.        2 – Explique porque é importante estudar Geografia.
3 – Qual é o objeto de estudo da Geografia?           4 – O que é Espaço Geográfico?




CONCEITOS GEOGRÁFICOS

 Espaço Geográfico:
Espaço que a humanidade transforma através de ações.
Sempre com uma intencionalidade (razão)
Rugosidades: são as marcas do passado (rugas/velho)
Exemplo: Cidade, Campo, Estradas, Rios desviados ou poluídos, etc...
Contrário: Espaço Natural (que o homem não modificou)

Paisagem: É a forma (fotografia) do espaço. “Um recorte do que sua vista possa abarcar”
Contém objetos Naturais (natureza) e/ou Sociais/Culturais/Artificiais (construído pelo Homem)
Exemplo: Paisagem do Cerrado, Paisagem de Ilha Solteira, etc.

Lugar: Associado ao mundo vivido. Contém identidade, afetividade e simbolismo.
Interação com o global/local
Exemplo: Meu quarto, casa (LAR), cidade, praça, etc.

Território:   É a apropriação, dominação ou exercício de poder em determinado espaço, delimitado por fronteiras.
Grupos em épocas diferentes e até horários diferentes dominam um território.
Exemplo: Países, casa, carro, carteira, Morro RJ

Região: É um recorte espacial que diferencia estes espaços através de algum critério.

Exemplo: Políticos, econômicos, populacionais, (regiões do Brasil)



ORIENTAÇÃO RELATIVA - AULA








ORIENTAÇÃO ABSOLUTA - COORDENADAS GEOGRÁFICAS - AULA
(Paralelos e Meridianos / Latitude e Longitude)







Um comentário: